Seguir

Entre em contato para orçamentos e informações

  • Instagram Plantação Local
  • Facebook Plantação Local

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 07:00 - 22:00

 

Nicodemos Gomes Neto, 70 anos, é natural de Cardoso Moreira (RJ) e chegou a Guaratiba em 1964, com apenas 17 anos. Veio para se alistar no serviço militar, pois queria servir na Aeronáutica.
 

Casado com Dalva Pereira Neto desde 1976, formaram família e por influência de seu sogro, Américo Leonardo Pereira, dedicou-se a cultivo e venda de alimentos nas feiras da cidade.

Em conversa com sr. Nicodemos, ele conta a forte influência e grande amizade que viveu com seu sogro, além da herança das práticas de atividades rurais e da preferência pelos crótons (Codiaeum variegatum). Segundo ele, seu sogro viu a planta em frente a barbearia que frequentava, pediu umas estacas e plantou na frente da casa da família. Foi assim que este produtor começava a tornar-se o Rei do Cróton, título que recebeu da vizinhança, acatou e sempre mereceu.

 

Nicodemos

veja mais fotos!

No terreno se pode observar o manejo diferenciado e os cuidados especiais no cultivo.

Os crótons são produzidos em sistema de consórcio: Bananeiras e mamonas fazem a parte alta do plantio, gerando meia sombra para o crescimento ideal. A técnica auxilia  também na fixação de nutrientes e na manutenção do solo, além de fazer o reuso de podas para nutrição e cobertura vegetal do solo.
 

Não por acaso, esta propriedade recebe o nome Sítio Pais e Filhos. O trabalho é compartilhado por sr. Nicodemos, seu filho Alex e o sr. Carlinhos, parceiro há 32 anos, desde o cultivo de alimentícias. Sr. Carlinhos atualmente é responsável pela estaquia das plantas, e mostra orgulhoso o resultado do seu trabalho.Em frente ao sítio fica a loja de produtos regionais do filho mais velho do casal Nicodemos e Dalva.
 

Outras plantas ornamentais são produzidas no local: Pleomeles ( Dracena reflexa ) e árvore-da-felicidade ( Polyscias fruticosa e Polyscias guilfoylei ).

Atualmente sr. Nicodemos alterna seu trabalho com plantas ornamentais com a atividade de feirante e conta que sempre teve muito gosto em produzir gêneros alimentícios.