Seguir

Entre em contato para orçamentos e informações

  • Instagram Plantação Local
  • Facebook Plantação Local

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 07:00 - 22:00

 

autonomia dos produtores

valorização
da Zona Oeste e do Polo de Plantas Ornamentais de Guaratiba

produção carioca aclimatada e de qualidade

variedade de espécies, tamanhos e produtores para atender às especificidades de cada pedido.

praticidade e pronta entrega para o
Rio de Janeiro

Seguindo tendências  mundiais de sustentabilidade e promoção de culturas locais nasce a ideia de formar o grupo PlantAção local.

Em Guaratiba, sob influência da presença de Roberto Burle Marx, e favorecido por fatores como disponibilidade de grandes áreas com água e condições climáticas favoráveis, formou-se um polo de produção de plantas ornamentais. A concepção do grupo Plantação local vem no sentido da promoção desta atividade e de seu fortalecimento comercial.

Com muito cuidado e com especial atenção aos métodos de produção, formamos um grupo de produtores, das mais variadas plantas ornamentais, resultando num vasto mix de produtos e potencial para atender a novas demandas.

As plantas, produzidas com adubação orgânica, regas abundantes e praticamente sem defensivos químicos, não passam por período em estufas com temperatura controlada, como produções que ocorrem em outras regiões produtoras no Brasil, deixando-as muito mais adaptadas aos jardins na cidade do Rio de Janeiro.


A produção de  Guaratiba, quando muito e por exigência de algumas espécies, é protegida por sombrites, tipo de tela que filtra parcialmente a luz do sol. A grande maioria das espécies é cultivada a pleno sol proporcionando o desenvolvimento de plantas resistentes e muito mais adaptadas ao clima local.
 

Plantas produzidas na cidade do Rio de Janeiro, por seus habitantes e para a beleza e longevidade de seus jardins.

A Influência de Burle Marx 

Roberto Burle Marx (1909-1994) dispensa apresentações.

Foi sem dúvida um paisagista de grande destaque no Brasil e nos mais de 20 países onde deixou sua marca, através de projetos cheios de brasilidade.

Foi em Guaratiba, bairro do Rio de Janeiro, que em 1949 Roberto Burle Marx e seu irmão Sigmund compraram uma área de mais de 400.000m², na época conhecida como Sitio Santo Antonio da Bica, para organizar sua enorme coleção de plantas.

No grupo de produtores representados pelo Plantação Local, diferentes relações se deram com Roberto Burle Marx. Produtores que trabalharam no sítio por longo tempo, exercendo atividade direto com o mestre, alguns que conviviam esporadicamente em eventos e festas , outros que trocavam experiências, ganharam plantas para começar seus cultivos e ainda os que não tiveram nenhum contato, apenas herdaram a atividade através das mudanças causadas no bairro.


Hoje chamado Sitio Roberto Burle Marx, o local, além de abrigar as espécies cultivadas na coleção botânica de Burle Marx, conta sua história, mostra algumas de suas coleções de artes e obras do artista, é também um centro de estudos e espaço de eventos culturais.

Roberto Burle marx deixou sua paixão por plantas e sua devoção aos jardins arraigada nos solos de Guaratiba.

Em 1979 fixou residência no local e em 1985 fez doação da área para a Fundação Pró Memória Nacional, entidade cultural do governo federal, atualmente IPHAN.

A presença de Burle Marx no bairro, que já exercia, por vocação, atividade agrícola, fez com que muitos produtores rurais migrassem  seus cultivos para plantas ornamentais.

Assim, produtores, colecionadores de plantas raras e estudiosos de botânica iniciaram seus cultivos e vem dedicando-se a produção de plantas ornamentais em Guaratiba.
 

Sobre o Projeto

e o Polo de Plantas Ornamentais em Guaratiba